terça-feira, 30 de março de 2010

Novos Povoadores, Velhas histórias...



Projecto para levar familias para o interior “despovoado” - TSF


No projecto "Novos Povoadores", um ano depois, ainda não houve família que se tivesse mudado para o interior do país.

O projecto "Novos Povoadores" apresentado há um ano pretendia levar famílias para o interior do país, para municípios onde houvesse carência de recursos humanos qualificados.

Na altura, foram identificadas mais de 250 autarquias nessa situação. Três mostraram-se interessadas em receber algumas famílias, mas por falta de dinheiro esta é uma iniciativa despovoada.

Os responsáveis pelo projecto "Novos Povoadores" dizem que as autarquias até gostam e aderem à ideia. O problema chega na hora dos pagamentos para apoiar e dar formação em empreendedorismo às famílias na transição para o interior do país.

Frederico Lucas conta que há problemas nas três autarquias que aderiram ao projecto. Em Idanha-a-Nova e Marvão, a chegada de famílias vindas das grandes cidades está. adiada.

Em Évora, a autarquia até chegou a assinar um contrato para apoiar 20 famílias a ir para o Alentejo, mas há 3 meses que o dinheiro não chega.

Os responsáveis do projecto garantem que estão a negociar com mais 20 câmaras a ida de "povoadores" para o despovoado interior do país. Os nomes, desta vez, só serão revelados quando as autarquias apoiarem com dinheiro a deslocação das famílias.

Contactado pela TSF, o presidente da Câmara de Évora diz que continua interessado em receber os novos povoadores, mas afirma que antes tem de reunir com os responsáveis do projecto para esclarecer alguns pontos.

Nenhum comentário: