sábado, 5 de dezembro de 2009

Nicolau Santos esclarece J.Buga!


Após as dúvidas aqui levantadas por J.Buga sobre os conselhos do FMI a Portugal eis que surge, hoje, o conceituado economista Nicolau Santos, na sua já habitual crónica semanal no caderno “Economia” do jornal “Expresso”, com preciosos esclarecimentos sobre a matéria.


É certo que não abordou o recente empréstimo, de alguns milhões, concedido pelo Banco de Portugal ao FMI, o qual surge no âmbito de um acordo entre esta entidade financeira internacional e a União Europeia (de que Portugal faz parte).

Esta “omissão” não será alheia ao facto dos fundos do FMI (um fundo monetário mundial) terem origem nos seus 185 países membros (entre os quais Portugal) e esta entidade, surgida em 1945 (na ressaca da 2ª guerra munidal), ter entre os seus objectivos a promoção do desenvolvimento económico, o apoio a quem tem problemas com a balança de pagamentos e o combate à pobreza.

Por agora, Portugal mantém-se como financiador, não justificando, ainda, uma intervenção de apoio do FMI (como outros países no mundo). Mas, mantendo o percurso actual, é possível que, tal como no passado, essa intervenção venha, ainda, a ter lugar.

Seria muito mau sinal. Nesse cenário, Portugal estaria bem pior que actualmente.

A evitar!


Grande Abraço

Bonito Dias
(bonitodias@gmail.com)

Nenhum comentário: