Após vários anos de debate, surge enfim, no próximo dia 24 de Janeiro, na Casa da Cultura, pelas 15 horas, a cerimónia de lançamento do Projecto da denominada Marca “marvão”, da responsabilidade da Câmara Municipal de Marvão.
(Clicar para ler melhor)
Tanto quanto nos foi possível apurar na Reunião de Câmara, do passado dia 20/1, para a elaboração do logótipo, lançamento, divulgação e dinamização desta iniciativa a Câmara conta com os serviços de uma empresa exterior, especializada nestas actividades.
Se os objectivos de uma tal iniciativa parecem não estar em causa, já a escolha da “imagem” seleccionada para representar “a marca marvão”, parece estar envolta em alguma polémica, pois há quem defenda, que talvez outras “alternativas” representassem melhor a Imagem de Marvão que a escolhida.
Se os objectivos de uma tal iniciativa parecem não estar em causa, já a escolha da “imagem” seleccionada para representar “a marca marvão”, parece estar envolta em alguma polémica, pois há quem defenda, que talvez outras “alternativas” representassem melhor a Imagem de Marvão que a escolhida.
Para vosso conhecimento deixamos aqui a imagem, que a partir de agora representará Marvão, interna e exteriormente.
Em minha opinião, penso que uma decisão deste tipo, em que está em causa a “representação” dos marvanenses, talvez se devesse ter procedido a uma “discussão” pública, com apresentação de outras alternativas.
Há bem pouco tempo, estive inserido num processo idêntico, ao nível da escolha da imagem representativa da Assembleia Intermunicipal do Norte Alentejano, enquanto membro da mesma, e a selecção do seu “logótipo” foi feita, exactamente, por essa Assembleia representativa dos habitantes dessa área geográfica, mediante a apresentação de diversas alternativas.
Mas como costume dizer, quem dirige, decide…, é por isso que recebem!
Há bem pouco tempo, estive inserido num processo idêntico, ao nível da escolha da imagem representativa da Assembleia Intermunicipal do Norte Alentejano, enquanto membro da mesma, e a selecção do seu “logótipo” foi feita, exactamente, por essa Assembleia representativa dos habitantes dessa área geográfica, mediante a apresentação de diversas alternativas.
Mas como costume dizer, quem dirige, decide…, é por isso que recebem!
5 comentários:
É verdadeiramente uma grande pena não se ter tido um conhecimento, muito alargado, das várias propostas de logotipos da Marca Marvão. Deixa uma sensação de claustrofobia, dum recinto fechado onde não entra ar fresco.
Concordo com a criação da marca em termos de dinamismo económico e promoção turistica, embora não possa ser vista ela própria como um fim mas sim como uma ferramenta (que pode ser útil mas também bastante nociva se mal utilizada).
Devo dizer que o logotipo, à priori, não me seduz pelas cores escolhidas nem pela forma. Embora perceba o jogo criado entre a guarita e as portas de rodão, penso que haveria outras imagens que fariam lembrar marvão mais rapidamente.
Por exemplo, há alguns anos os próprios ctt lançaram um selo e respectivo carimbo em que o logotipo fazia lembrar Marvão de forma mais imediata.
Ainda assim, e por respeito ao designer deste logotipo que não conheço, fico a aguardar a publicação do conceito que conduziu à criação desta imagem.
Para além disso, faço votos que a imagem seja bem utilizada e seja sinónimo de certificação e não de generalização abusiva.
A criação da marca “Marvão” é, como tenho afirmado, um projecto muito importante para o concelho.
Ontem na RP o vereador José Manuel Pires “explicou” muito bem a importância da criação da marca “Marvão”, referindo-se ao Marketing Territorial e ao papel que o desenvolvimento desta marca “Chapéu” pode representar para a oferta de produtos e serviços do concelho. Referiu, ainda, a futura criação, no âmbito deste projecto, de um portal comercial na internet onde se poderão alojar todos os “comerciantes” de Marvão, o que considero uma óptima ideia.
Perfeito!
Em minha opinião, cometeu apenas uma pequena “gaffe” quando referiu que todos os concelhos deveriam pensar em fazer algo do género, isto é, a promoção da sua imagem. Digo “gaffe” porque a criação de uma marca é muito mais do que a promoção da imagem. E para isso, nem todos têm as mesmas condições que Marvão!
Marvão tem condições para “ter” marca porque tem uma identidade forte e tem características fortemente diferenciadores. Tem características para facilmente se distinguir!
Aproveitando essa identidade e essas características diferenciadoras Marvão pode criar uma “IMAGEM” que será “posicionada” de acordo com o mercado alvo a atingir! E o objectivo deverá ser “vender”.
Criar uma “Marca” é muito mais que criar um logótipo!
O logótipo é importante porque é uma “identidade visual”, devendo tornar-se numa imagem facilmente reconhecível e diferenciadora. O consumidor antes de “racionalizar” uma compra é influenciado emocionalmente pela imagem transmitida. O logótipo tem nisso muita importância. E Marvão é forte em “sensações”!
A criação e desenvolvimento da “Marca” requer um importante investimento. Por isso, seria importante que a criação do logótipo fosse apenas o início de um processo.
Neste momento, julgo que é sobretudo importante sublinhar aquilo que pode ser o início de um importante processo para o desenvolvimento do “negócio” em Marvão. Contudo, não posso deixar de referir que não fico muito entusiasmado com o logótipo escolhido. Tal como o Nuno, também considero que poderia ter sido escolhida outra imagem que aproveitasse melhor as características diferenciadoras de Marvão.
Cumprimentos
Bonito Dias
A foto tá tremida;
Não me parece que seja com o logotipo que isto la vai...para ja nem tem nada que identifique marvão logo na primeira (nem na segunda) vista e o resto onde esta?Onde estão os produtos para a marca? Depois estão os Chineses, como se sabe eles copiam tudo e em menos de nada têm essa marca nas lojas deles....Hi!Hi!
Postar um comentário