Alguns exemplos para comparar Candidaturas a Património Mundial
O caso de Elvas:
O projecto de Candidatura de Elvas começou a ser preparado em 2004, e veio a ser aprovado no passado sábado dia 29 de Junho de 2012. Em cerca de 8 anos Elvas, é Património Mundial. Única Candidatura portuguesa aprovada nos últimos 7 anos.
O caso da Universidade de Coimbra
O processo de candidatura teve início em 2003, mas já sofreu várias alterações. Há cerca de 2 anos, na sequência de uma apresentação provisória do projecto, a UNESCO defendeu que a candidatura devia realçar mais o lado imaterial. As reformulações foram elaboradas e na candidatura actual, segundo o reitor, está bem evidente "tanto o património construído, como o património cultural, o que reúne um conjunto de caráter universal e único".
O dossiê da Candidatura com 2 000 mil páginas foi entregue na sede da UNESCO, em Paris, no dia 20 de Janeiro de 2012,
Em 9 anos, Coimbra, com alguns reveses à mistura, tem a sua Candidatura pronta e aguarda pela data da sua análise, e, possível aprovação.
O caso do Parque Natural da Serra da Arrábida
A Candidatura do Parque Natural da Arrábida a Património Mundial, está em curso desde 2001 e visa preservar a presença de espécies da fauna e flora raras ou únicas na cordilheira, bem como proteger os fenómenos geológicos de grande importância para o território nacional.
Em Fevereiro de 2011, a candidatura do “Bem Arrábida” mereceu a aprovação, por unanimidade, pela Assembleia da República, de cinco Resoluções de apoio e apreço apresentadas pelos diferentes grupos parlamentares.
Prevê-se a apresentação da versão final para votação na Assembleia Mundial do Comité da Unesco até final de Janeiro de 2013, procurando que o reconhecimento da classificação do Bem Arrábida, enquanto Património Mundial Imaterial e Natural seja alcançado em Fevereiro de 2013.
(Clique em cima e..., vá passando de página)
(Ver ecrã inteiro)
Caso tenham curiosidade cosultar ainda na Net, Candidaturas de:
• Baixa Pombalina de Lisboa;
• Buçaco;
• Costa Sudoeste;
• Palácio, Convento e Tapada de Mafra.
Agora por mera curiosidade, e, após 15 anos de evolução do Projecto, consultem Candidatura de Marvão a Património Mundial e vão ver os artigos encontrados, eu adianto alguns:
- Carta de protesto do Presidente da Câmara ao Jornal Espresso
- Marvão: Município pondera retirar Canditatura a Património Mundial
- Marvão pondera desistir da Canditatura a Património Mundial
- Dossier da 1ª Candidatura
Assim "nã sará fácel"....
Um comentário:
Faço votos para que consigam levar a candidatura de Marvão a bom porto.
Agradeço a partilha de informação.
Postar um comentário