terça-feira, 31 de julho de 2012

Novidades # 16




Maria Alice vive só com os seus gatos, não tem família para lhe fazer companhia, mora no sétimo andar no bairro do ultramar, casa comprada com a herança de uma tia. Maria Alice ficou órfã muito nova, criou a pulso dois irmão de tenra idade, não soube o que é ser criança e nunca teve esperança, até que um dia a vida mostra-lhe a cidade.

Oioai a vida foi-lhe madrasta, oioai só por ser de fraca casta aiai, oioai mas na feira é osso duro de roer e a Alice fez-se mulher.

Maria Alice enveredou pelas limpezas e nem nas folgas se livrava do trabalho, por mais que ela se esforçasse e mais dinheiro ganhasse, o fim do mês era um problema sem amanho. Maria Alice aliciada por madames, que garantiram dar-lhe vida bem melhor, largou vassouras e pás e a vida triste pra trás, e, em pouco tempo era amante de um doutor.

E um belo dia já fartinha da má vida, desejosa de parar com a folia, fintou do touro bem moço e sem baixar o pescoço, fe-lo assumir a relação de que fugia. Nesse momento escancarou-lhe as portas, ela sedenta fez de tudo o que queria, mas o destino a má sorte, mudaram de novo o norte e o seu doutor partiu sem avisar um dia...

Oioai a vida foi-lhe madrasta, oioai só por ser de fraca casta aiai, oioai mas na feira é osso duro de roer e a Alice fez-se mulher.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Para refletir...

Uma nação de badochas (que exige medalhas olímpicas)
Por Henrique Raposo

(Retirado de aqui)

"Lendo uma revista de um hospital da zona de Lisboa, um sujeito fica a saber coisas que parecem saídas de um filme pós-apocalíptico, estilo Mad Max foi à Cozinha:

- Menos de 1% das crianças portuguesas bebe água na quantidade adequada, e mais de 90% consome refrigerantes e fast-food pelo menos quatro vezes por semana. Para quê beber água, quando podemos ir ao MacDonald's beber uma soda bem fresquinha e com bolhinhas?

- Só 2% das crianças portuguesas come fruta todos os dias. As maçãs e as laranjas, como se sabe, são muito caras e, ainda por cima, deixam um cheiro esquisito nas mãos. É mais barato e higiénico comprar aqueles pedaços de pão com chocolate no meio, entre outros portentos de nutrição!

- Quase 60% das crianças vai de carro para a escola. Andar dois quarteirões é, para além de qualquer dúvida, uma atividade perigosa. Nunca se sabe quando é que uma criança de 14 anos pode torcer um pé, não é verdade?

- As mães, por seu lado, dizem que não têm tempo para fazer sopa. Pois claro, é melhor usar o tempo nas viagens entre casa e o MacDonald's. Além disso, enquanto a criança de 11 anos prepara uma papa de bebé para o jantar, a mãe pode relaxar no Facebook. Para quê descascar cenouras, que, como se sabe, são caríssimas, quando se pode estar a likar o penteado novo da amiga?"


Comentário do ti João:

Não se preocupem, há muitas pílulas nas farmácias para a Diabetes, Colesterol e para as dores articulares! Não sei é se vai haver dinheiro para as comprar e no futuro teremos um grupo de inválidos que se arrastam pelo país depois dos 30 anos de idade! Mas também não há problema, fazemos muitas “manifs” para Tv. ver, contra o SNS que não responde à maioria dos problemas de saúde que poderíamos evitar.

Mais um conselho: Dêem-lhes aguinha “engarrafada”, não vão as vossas criancinhas morrer envenenadas com a água da torneira (lol)!!!!  

Mas isto sou eu a pensar! Certamente estarei errado....  

domingo, 29 de julho de 2012

Novidades # 15




Sete Colinas, sete Bairros de Lisboa, sete poemas de rima, nos olhos de uma pessoa. És a cidade mais linda que tem o mar, tens a rua da saudade que guardas no teu olhar. Tens Madragoa e Alfama, um castelo de saudade, que guardas na tua cama desde a tua mocidade

Lisboa da Mouraria, do Bairro Alto velhinho, é no jardim da alegria a praça do nosso Hino. E ficas tão engraçada, tua Graça lá no alto, que veste saia engomada para vir à Baixa num salto

E a rua Augusta, emoldurando um navio, atravessa Santa Justa para vir beijar o Rossio. É no Terreiro, que eu passo e revejo, este amor que eu tenho, Senhora, mulher do Tejo...

sábado, 28 de julho de 2012

Para reflectir....

O declínio dos impérios português, espanhol, inglês e francês em imagens (1800-2011)

A cada um, o seu tempo....

Nota: O ideal é ver o vídeo em simultâneo com a música que em baixo proponho:



 
(Ver ecrã inteiro)



quarta-feira, 25 de julho de 2012

VIII Boda Regia




NOTA DE IMPRENSA  DA CM de MARVÃO


VIII Boda Regia

Valencia de Alcántara e Marvão

"Durante os días 3, 4 e 5 de agosto de 2012, Marvão e Valencia de Alcântara evocarão um facto histórico, o casamento celebrado na Vila de Valencia de Alcântara em 1497 entre a Infanta D. Isabel, filha dos Reis Católicos, e o Rei de Portugal, D. Manuel “O Venturoso”. Este será o primeiro ano que se comemora e organiza o evento de forma conjunta entre as duas Vilas.

Esta celebração, que decorrerá nos dias 3, 4 e 5 de agosto de 2012, está baseada no Casamento Real que ocorreu em Valencia de Alcântara em 1497 entre a Infanta Isabel, filha dos Reis Católicos e o Rei de Portugal D. Manuel “O Venturoso”. Para tal, as duas Vilas recriarão a vida daquela época, sendo o Bairro Gótico em Valencia de Alcântara, nos dias 4 e 5, e a zona da Portagem, em Marvão, no dia 3, os marcos escolhidos para dar as boas-vindas aos noivos, que, através da decoração das suas ruas, nos farão reviver os usos e costumes do passado, para além de nos deliciarem com os produtos típicos da terra.

As atividades terão início sexta-feira dia 3 de Agosto, a partir das 20h30 com o encontro das Comitivas na Torre da Portagem - Marvão, encenando o Acordo celebrado entre as autoridades das duas Vilas. Posteriormente ocorrerá o desfile das Comitivas com animação de rua, encerrando-se o encontro com uma Ceia Medieval nas margens do rio Sever.

Nos dias 4 e 5 de Agosto, em Valencia de Alcântara, no extraordinário palco do seu Bairro Gótico, representar-se-á a vida quotidiana do século XV e instalar-se-á um Mercado Medieval durante o dia, sempre amenizado com uma variada animação de rua e pequenas representações teatrais. No dia 4, realizar-se-á um desfile da Comitiva Real até à Plaza de la Constitución, acompanhada duma Batukada Medieval com fogos artificiais, seguindo-se, em homenagem à Comitiva Real, a celebração de Teatros, Bailes, e a atuação musical do grupo “Comodines Folk”.

No día 5, o Templo de Rocamador, lugar donde se celebrou o enlace histórico, continuará a ser o eixo principal dos atos e a sua esplanada será o cenário da representação teatral da obra “Que en Valencia se casaron… La de Alcántara, Señor”, original de Javier Uriarte e Simón Ferrero, na qual se evocará este facto histórico.

Devido ao éxito obtido nas edições anteriores, este ano terá lugar também a III Rota da Tapa Medieval, em que participarão 13 estabelecimentos da localidade e que nos proporcionarão a possibilidade de provar muitas iguarias ao longo dos três dias que dura o certame, num vasto leque de tapas quentes e frias com acentuado cariz medieval."

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Clã Bugalhão

(Trazemos aqui este Encontro familiar por se tratar de um apelido único no país, com origem no concelho de Marvão, e ainda, por não ser muito comum, juntar quase uma centena de pessoas, de 4 gerações, cujo mote é o seu nome).


(Foto de Família)

Era uma vez um moleiro chamado José Bugalhão que nasceu por volta de 1850. Casou com Teresa Gonçalves (Raposo), que terão nascido e residido em Pego Ferreiro – Santo António das Areias...

Desse ajuntamento, chegaram à vida adulta, 4 filhos todos com o apelido Bugalhão: Francisco, Teresa, Joaquina e João. Possivelmente nascidos entre 1870 e 1900.

Dos dois Varões, Francisco e João (que passaram o apelido a seus filhos), chegaram à vida adulta 16 “Buguitas”: 8 do Francisco (Joaquina, Genoveva, Mª José, Manuel, Maria, Luísa, Emília e Vicência); e 8 do João (Francisco, Joaquina, Catarina, José, Mª Antónia, Joaquim, João e Júlia).

O ano passado reuniram-se pela 1ª vez onde estiveram presentes cerca de 8 dezenas de familiares; e este ano repetiu-se a gracinha com a presença 86 pessoas; cujo denominador  comum é o apelido Bugalhão e seus adjacentes.

O Patriarca Francisco Bugalhão, com 93 anos, que teve que emigrar por volta de 1960 para a zona de Tomar, esteve presente nos 2 Encontros, com uma memória de fazer inveja a muitos jovens. Concluindo-se assim, que para além do “nariz” característico, a memória, é algo que nos acompanha, salvo algumas excepções.

(Para além de outras coisas, o "nariz" que nos caracteriza!)



(As mulheres "bugalhão": A beleza que as diferencia, mas o "nariz" que as une)

Mas descobrimos neste Encontro que José Bugalhão, o moleiro, tinha pelo menos 1 irmão de nome Custódio, possivelmente Guarda-Fiscal (o que não deixa de ser curioso numa família de moleiros e “contrabandistas”). Custódio, terá tido, pelo menos 1 filho: José, casado com Mª das Dores Mota, que residiam na vila de Marvão. Deste casamento terão nascido pelo menos 6 filhos todos varões: José, Custódio, João, Mário, António e Bartolomeu (sendo que pelo menos 3 ainda estão vivos), dos quais existe vasta descendência, e que teríamos muito gosto que se juntassem a nós.



(O pleno: Joaquim Bugalhão e os seus 8 filhos)


Para o ano a coisa irá repetir-se no 3º fim-de-semana de Julho. Bem poderíamos usar a divisa:

“Bugalhões de Portugal juntai-vos...”



(Palavras para quê? 90 anos os separa: Francisco e Rita...)

Novidades # 14



Tira o teu sorriso do caminho, que eu quero passar com a minha dor, hoje, para ti eu sou um espinho e o espinho não magoa a flor!

Eu só errei quando juntei minha alma à tua! O sol não pode viver ao pé da lua...

É no espelho que eu vejo a minha mágoa, a minha dor e os meus olhos rasos de água. Eu na tua vida já fui uma flor, hoje, sou espinho no teu amor!

Tira o teu sorriso do caminho, que eu quero passar com a minha dor...

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Novidades # 13





Como se eu já não soubesse que a vida é um sofrimento, é assim que me aparece, com o seu ar de desalento.

Como se eu já não fingisse que está tudo muito bem, ele não muda e, só insiste, nessa coisa de andar triste, e, já não quer ouvir ninguém!

Como se eu já não tivesse a esperança que isto mude, ele só diz que, até parece, nada faço que o ajude.

Como se eu o impedisse de crescer e progredir, ele não muda e, só insiste, nessa coisa de andar triste, e, já nem tenta reagir.

Como se isto não bastasse, e eu, já não fosse o que ele quer, diz que um dia se eu mudasse, que bom isto ia ser...

Como se eu já desistisse e, lhe quisesse muito mal, ele não muda e, só insiste, nessa coisa de andar triste.

Ou ele muda, ou assiste a eu ir embora triste, meu querido Portugal...

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Postais de Verão

Parte I



Parte II



(Ver ecrã inteiro)

sábado, 14 de julho de 2012

:)

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Por mail...

Da Firma "Nunes Sequeira, S.A.”, recebemos o seguinte Mail, pedindo a sua divulgação: 


Estimados amigos,

Por pensarmos que a nossa empresa tem importância a nível do concelho, enviamos informação acerca de algumas medidas estratégicas tomadas recentemente.

Solicitamos a publicação da informação que anexamos no blog.

Com os melhores cumprimentos,

José Boto


"A “Nunes Sequeira, S.A.” construiu em 2004 um posto de abastecimento de combustíveis de raiz nas suas instalações junto à fábrica de transformação de azeitonas e conservas vegetais, desistindo da exploração, como concessionário da GALP das bombas de abastecimento colocadas junto ao edifício sede na Av. 25 de Abril, que foram desactivadas.

Tratou-se de um investimento de 250.000€ financiado na totalidade com fundos próprios (sem recurso a quaisquer apoios), num posto próprio, com acordo de abastecimento celebrado com a Shell, que posteriormente foi transferido para a Repsol.

Passados 8 anos desde o início da exploração deste posto de forma directa, atentos às condições actuais do mercado, a “Nunes Sequeira” tomou a decisão de colocar a concurso a cessão de exploração do referido estabelecimento.

A propriedade do Posto continua a ser da “Nunes Sequeira, S.A.” e a rentabilização do espaço deixa de ser feita através da exploração directa, para passar a ter lugar mediante o recebimento de uma verba mensal paga pelo concessionário a quem cedeu a exploração por um prazo acordado.

A concessão foi atribuída à melhor proposta recpecionada – concretamente à empresa “Horta do Tijolo, Lda.”, de que é sócio gerente o Sr. João António Barradas Batista.

Desejamos ao mesmo o maior sucesso na exploração deste negócio, que por não se enquadrar na actividade principal da nossa empresa, optámos por transferir para alguém que tenha disponibilidade e capacidade para o desenvolver.

Aproveitamos para explicar que a cedência de exploração do Posto de Combustíveis faz parte de um plano estratégico da empresa, em desistir da exploração de alguns negócios que não são considerados fundamentais para a mesma e que não consideramos justificável manter.

Também recentemente (Janeiro de 2010) desistimos do negócio de importação e distribuição de calçado, que transferimos para outra empresa também com sede em Santo António das Areias – “Combinações Criativas, Unipessoal, Lda.”, criada com o objectivo de exploração deste negócio, com base numa estrutura com custos mais reduzidos.

A “Nunes Sequeira, S.A. continua fortemente empenhada no desenvolvimento dos sectores de actividade industrial e comercial que consideramos prioritários:

- Transformação de Azeitonas.

- Transformação de Pimentos.

- Fabrico de Amêndoas de Páscoa.

- Importação e distribuição de conservas vegetais diversas sob as nossas marcas próprias (a que adicionámos em Janeiro 2012 uma nova gama, de pratos cozinhados, sob a marca “Nunes Sequeira” e em cujo projecto depositamos fortes expectativas).

Nesta fase complicada do País e do mercado optamos por nos concentrar nas áreas chave da empresa, em termos de volume de negócios, margens libertas e recursos financeiros exigidos.

Em simultâneo procedemos à rentabilização dos nossos activos e recursos não estratégicos por outra via que não seja a da exploração própria dos negócios.

Conselho de Administração da Nunes Sequeira, S.A."

domingo, 8 de julho de 2012

Do Baú # 17



Olá, tu aí a sorrir, diz-me quem é o teu dentista. Que eu nunca vi sorriso assim, nunca vi sorriso assim, nem em capa de revista. O teu brilho dental, não é coisa de amador. É brilho profissional, é brilho profissional, em busca dum projector!

Mas no fundo tens razão, temos que estar preparados. Em qualquer ocasião podemos ser convocados, para ir à televisão, dar uma opinião ou demonstrar um talento. Para ir à televisão, fazer opinião e ter o nosso momento...

Povo que lavas no rio,  horas e horas a fio. Povo que lavas no rio, horas e horas a fio sempre a rir e a chorar. Agarrado ao sabão, sempre a rir e a chorar, agarrado ao sabão  pode a alma enferrujar, mas o teu sorriso não.

Tu cantas e danças mal, não tens voz de rouxinol. Mas tens um brilho dental, tens um brilho dental, tomara o Carlos Gardol!

Mas no fundo tens razão. Só assim se ganha o mundo, e se vai ao coração, se vai ao coração, do Portugal profundo...

sexta-feira, 6 de julho de 2012

"O Proxenetismo na Enfermagem"




(Para ler: Clicar no botão direito do "rato" e Abrir Hiperligação)


Por mim volto a reafirmar aquilo que já escrevi na Retórica:
Contra esta rebaldaria, só me apetece alvitrar uma sugestão a todos os Enfermeiros. Cada vez que um dos responsáveis por estes malefícios (políticos ou donos destas empresas), precisem dos vossos cuidados, programem uma das seguintes actividades:

- Algaliem-nos, passando primeiramente a algália (em vez de gel anestésico), por areia fina (em alternativa sal grosso);

- Ou como diz o Ricardo Araújo Pereira, metam-lhes uma sonda anal pelas "nalgas adentro"!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

O Mundo dos Outros...

Alguns exemplos para comparar Candidaturas a Património Mundial

O caso de Elvas:

O projecto de Candidatura de Elvas começou a ser preparado em 2004, e veio a ser aprovado no passado sábado dia 29 de Junho de 2012. Em cerca de 8 anos Elvas, é Património Mundial. Única Candidatura portuguesa aprovada nos últimos 7 anos.
 
 
 
O caso da Universidade de Coimbra

O processo de candidatura teve início em 2003, mas já sofreu várias alterações. Há cerca de 2 anos, na sequência de uma apresentação provisória do projecto, a UNESCO defendeu que a candidatura devia realçar mais o lado imaterial. As reformulações foram elaboradas e na candidatura actual, segundo o reitor, está bem evidente "tanto o património construído, como o património cultural, o que reúne um conjunto de caráter universal e único".

O dossiê da Candidatura com 2 000 mil páginas foi entregue na sede da UNESCO, em Paris, no dia 20 de Janeiro de 2012,

Em 9 anos, Coimbra, com alguns reveses à mistura, tem a sua Candidatura pronta e aguarda pela data da sua análise, e, possível aprovação.






O caso do Parque Natural da Serra da Arrábida

A Candidatura do Parque Natural da Arrábida a Património Mundial, está em curso desde 2001 e visa preservar a presença de espécies da fauna e flora raras ou únicas na cordilheira, bem como proteger os fenómenos geológicos de grande importância para o território nacional.

Em Fevereiro de 2011, a candidatura do “Bem Arrábida” mereceu a aprovação, por unanimidade, pela Assembleia da República, de cinco Resoluções de apoio e apreço apresentadas pelos diferentes grupos parlamentares.

Prevê-se a apresentação da versão final para votação na Assembleia Mundial do Comité da Unesco até final de Janeiro de 2013, procurando que o reconhecimento da classificação do Bem Arrábida, enquanto Património Mundial Imaterial e Natural seja alcançado em Fevereiro de 2013.


(Clique em cima e..., vá passando de página)




(Ver ecrã inteiro)


Caso tenham curiosidade cosultar ainda na Net, Candidaturas de:

• Baixa Pombalina de Lisboa;

• Buçaco;

• Costa Sudoeste;

• Palácio, Convento e Tapada de Mafra.


Agora por mera curiosidade, e, após 15 anos de evolução do Projecto, consultem Candidatura de Marvão a Património Mundial e vão ver os artigos encontrados, eu adianto alguns:

- Carta de protesto do Presidente da Câmara ao Jornal Espresso

- Marvão: Município pondera retirar Canditatura a Património Mundial

- Marvão pondera desistir da Canditatura a Património Mundial

- Dossier da 1ª Candidatura

Assim "nã sará fácel"....

terça-feira, 3 de julho de 2012

Por mail...


Do Secretariado da Secção de Marvão do Partido Socialista, recebemos o seguinte mail:  

"O Secretariado da Secção de Marvão do Partido Socialista esteve reunido no dia 1 de Julho, em Santo António das Areias, onde, para além de proceder a uma análise da situação política do Concelho de Marvão, decidiu criar uma página no Facebook e um Blogue, onde pretendemos, não só dar conta da actividade do Partido Socialista no Concelho de Marvão e a nível nacional, mas também receber as opiniões e posições que os Munícipes entendam por bem colocar-nos.

As posições e opiniões que entendam por bem colocar-nos serão tidas em atenção no dia-a-dia da nossa actividade e na construção da alternativa política que pretendemos construir para dirigir os destinos do nosso Concelho.

Uma alternativa a construir com as pessoas e para as pessoas.

Estes espaços, abertos a todos e todas, deverão ser utilizados no respeito das mais elementares normas de convivência democrática, em respeito absoluto pelos princípios e Estatutos do Partido Socialista.

Tanto no Blogue como no Facebook não serão permitidos comentários que tenham intuitos ofensivos.

Marvão, 01 de Julho de 2012"


Endereço de e-mail:


Blogue:

domingo, 1 de julho de 2012

Ecos da tal parceria público-privada em Marvão


O melhor do Alentejo, em frasquinho:

"Capturar o sabor dos bons produtos alentejanos, exportá-los e assim chamar turistas e dinamizar toda uma região foi o grandioso objetivo de cinco amigos que, há nove meses, fundaram a Terrius.

Sediada num moinho recuperado na localidade de Portagem, no concelho de Marvão, a empresa prepara-se para exportar os melhores produtos da serra de São Mamede: cogumelos, tomate, pimento, maçãs e castanhas, entre outros que vão surgindo, já despertaram interesse, e até dos melhores chefs da capital."

Ler mais aqui.