terça-feira, 7 de julho de 2009

Festa da Relva da Asseiceira – Quais as razões do sucesso?

A festa da Relva da Asseiceira é um fenómeno de adesão (interna e externa) e longevidade (19 edições) que não deixa ninguém indiferente!



Já o ano passado aqui comentei este evento, tendo alvitrado alguns possíveis factores para o seu sucesso: o local aprazível, o tempo de verão, os bons petiscos, o bom vinho, a simpatia dos festeiros e o conceito “à espanhola” de não cobrar entradas, fazendo a receita no “comes e bebes”.

Como esta é uma festa que me diz muito, volto ao assunto!

Na semana passada falava com alguém, profundo conhecedor de outra das festas populares do nosso concelho, que, perante estes factores por mim apresentados e a preocupação de muitos dos festeiros já estarem com uma “idade avançada”, comentava que, em sua opinião, as principais razões do sucesso desta festa eram a união entre os festeiros e as “contas claras”.

Concordei!


Aprofundado mais a questão diria que a Festa da Relva da Asseiceira é, na minha opinião, um bom exemplo de um sistema organizacional de sucesso, apesar de aplicado de uma forma completamente empírica e não estruturada.



Começa pela liderança que parece ser partilhada por três ou quatro elementos, os quais demonstram grande espírito de equipa, amizade, cumplicidade e capacidade para envolverem as pessoas, visto que partilham “a estratégia”, as regras e os processos com as mesmas. Depois, existe uma perfeita conjugação entre objectivos pessoais dos vários elementos com os objectivos do grupo e, finalmente, diria que todo o evento é organizado e implementado com um grande “prazer” pessoal, o que é, também, fundamental



A boa liderança e o “gozo” pessoal individual permitem ultrapassar, facilmente, eventuais conflitos e vão atraindo mais colaboradores que, de certa forma, vão regenerando e enriquecendo o grupo.

Acrescentaria, ainda, que outro factor muito importante é que esta festa envolve gente boa, humilde, persistente e muito trabalhadora (factor crítico de sucesso em qualquer actividade)!

Portanto, com a conjugação de todos estes factores, o resultado só poderia ser um: O sucesso!


Grande Abraço
Bonito Dias

3 comentários:

Jaime Miranda disse...

Estas Festas da Asseiceira trazem-me cá umas recordações...
Bonito, dás autorização a que eu use as fotografias? Estão soberbas.
Uma vénia para a Santa Isabel e um abraço cheio de saudades para todos.

Bonito disse...

Usa-as à vontade, amigo Jaime!

Abraço
Bonito

Garraio disse...

Eu cá acho que não é nada disso. Não são necessárias boas nem más lideranças para fazer uma festarola de sucesso como é a da Relva.

A receita é a seguinte:

Juntam-se uma dúzia de homens com os tomates pretos, com uma dúzia de mulheres com os ovários no sítio, acrescenta-se uma dose bem servida de amor a esta festa, mexe-se bem, varrem-se as influências políticas até à estrada e está pronto a servir.

Fácil, barato e de certeza que até dá lucro.

Boa noite e portem-se bem.