domingo, 1 de março de 2009

Convívio transfronteiriço do Fórum Marvão

Realizou-se ontem um convívio transfronteiriço organizado pelo Fórum Marvão. O mesmo, incluiu uma caminhada de cerca de dez quilómetros junto à fronteira dos Galegos, seguida de almoço na Portagem. O mentor do percurso foi o nosso “embaixador luso-espanhol”, António Garraio!

Este convívio emergiu da blogosfera, nomeadamente através do contacto entre vários blogs da raia. Contou com mais de vinte participantes, entre portugueses e espanhóis, os quais poderão ter aqui iniciado um intercâmbio muito profícuo entre Marvão e Valência de Alcântara.

O principal tema de conversa na caminhada, e no almoço que se segui, foram as relações transfronteiriças nesta região que, segundo todos os participantes, poderiam e deveriam estar mais aprofundadas, para bem dos dois lados.

Este agradável convívio parece ter sido o geminar de uma relação que se deseja continuada, sendo que os seus participantes, portugueses e espanhóis, se mostraram motivados e empenhadas em implementar outros intercâmbios, pensando que, talvez, os mesmos possam inspirar as entidades oficiais a seguirem este exemplo noutros desígnios mais importantes.

Falou-se sobre um passado comum, de comunidades que desde sempre se relacionaram. Falou-se de casamentos na raia, de histórias interligadas e das trocas comerciais. E falou-se do contrabando, à medida que percorríamos os seus trilhos.

Falou-se, sobretudo, de projectos futuros transfronteiriços que beneficiariam ambas as partes: o aproveitamento do rio Sever, os intercâmbios culturais, as trocar comerciais, os fundos comunitários, etc, etc, etc.

Contudo, agora, o mais importante foi o aprofundar de um conhecimento recíproco de gentes que, vivendo “paredes-meias”, estão ainda de costas voltadas, para prejuízo de todos…

Um agradecimento especial à forma simpática e alegre como os vizinhos espanhóis compareceram neste convívio transfronteiriço organizado pelo Fórum Marvão, sendo que, certamente, numa próxima oportunidade teremos todo o gosto em retribuir esta visita com o mesmo espírito!


Grande Abraço
Bonito Dias









































































































2 comentários:

zira disse...

Ah!!! que sorte e minha tê-los encontrado e conhecer "por fora" a alguns que já conhecia "por dentro". Era um grupo... que me pareceu homogénio na conversa. Ainda "arranhei" o meu espanhol (!!!), por tão contente que fiquei. Continuem por favor e alarguem a força aos cotas que gostam de conviver.

Pilole disse...

Estuve en esa ruta y he de decir que me gustó mucho, aunque un poco cansada de tanto andar, pero hubo hermanamiento entre los dos grupos y eso es lo importante. Si alguien sabe el correo de Pedro que por favor lo diga para ponernos en contacto con él y gracias por la acogida a Garraio y sus amigos. Un saludo desde Valencia de Alcántara. Pilole