quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Novidades # 19

Avejão, e outras aves raras....




No império das aves raras quem não tem penas é rei, entre pêgas e araras, os patos bravos são lei. A terra dos patos bravos parece mais um vespeiro, andam todos à bicada, para chegar ao poleiro!

Por sobre a terra, por sobre o mar, o grande irmão zela por nós. A sua sombra, é protectora, já vem dos egrégios avós.

Na terra dos papagaios quem não tem poleiro, é pato; andam todos à bicada, só para ficar no retrato. No reino das trepadoras o papagaio é senhor, mesmo sem saber ler, qualquer papagaio é doutor!

Voar mais alto que os outros, esse era o sonho do galo; roubar as asas ao “Pégaso” e voar como um cavalo. Mas o galo, de ser galo, é ter o chão junto à barriga, para alcançar o poleiro..., tem que usar de muita intriga.

No reino dos voadores impera grande anarquia e, a barata voadora, já tem lugar de chefia. A passarada oprimida só deseja que isto mude, mas, as aves de rapina, cada vez têm mais saúde...

“As forças em parada desfilam junto à tribuna de honra, que é composta por 50 poleiros, onde estão pousados os representantes de todas as espécies ornitológicas, democraticamente alinhados pelo Marechal Avejão.
Desfila neste momento o esquadrão falcão e o esquadrão abutre, garantes da paz, da ordem, da segurança e da liberdade. À sua passagem, o Marechal Avejão, ergue-se do seu poleiro e, estendendo a asa direita, saúda as tropas em sinal de respeito, e, gratidão.”

Ah, quá, quá, quáááá......

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Festas em Honra de Nossa Senhora da Estrela – Marvão




Estão de volta as Grandes Festas de Marvão. As Festas em Honra de Nossa Senhora da Estrela, padroeira do Concelho de Marvão, vão ser levadas a cabo pela recém-criada Comissão de Festas de Marvão, composta pela Câmara Municipal de Marvão, Centro Cultural de Marvão, Junta de Freguesia de Santa Maria de Marvão, Maruam – Associação de Jovens e Santa Casa da Misericórdia de Marvão.

Os três dias de festa - 7, 8 e 9 de Setembro  serão uma oportunidade de disfrutar de um grande cartaz musical em Marvão, acompanhado de momentos de tradição, gastronomia e mostra de artesanato.

Do cartaz há a destacar, na sexta-feira dia 7, de Setembro um espectáculo tauromáquico com a presença do Matador Luís Vital Procuna, um concerto com os desconcertantes Voodoo Marmalade e a fechar a noite o DJ Diogo Cruz. No sábado dia 8, tem lugar o dia religioso mas que conta com a actuação da actriz/intérprete Teresa Macedo. O último dia, domingo 9, começa com um “assalto” de paintball ao Castelo de Marvão e termina com uma tradicional Garraiada no Largo de Santa Maria. Em três dias, os ingredientes certos para visitar a Vila mais alta de Portugal.

Convide a Família e venha saborear as sugestões Gastronómicas que preparamos para si! Faça a refeição na Festa e disfrute de um lugar privilegiado para assistir aos espetáculos.

Visite Marvão em FESTA!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Novidades # 18



(Ver ecrã inteiro)

O mais difícil é o silêncio ao fim do dia, não ouvir os teus passos pela casa e não saber onde pára a alegria.

O mais difícil é dormir com a saudade, acordar sem nunca te ver por perto, e, o deserto no mar da cidade.

O mais difícil é já não te ouvir cantar, esconder fotografias e viver sem saber que esperar.

Mas pior que perder seria não ter vivido, e, seria não ter amado, seria não ter sofrido. Seria não te ter tido...

O mais difícil é entrar no quarto vazio, perceber como tudo está arrumado e como tudo está sem vida, e como tudo está tão frio.

O mais difícil é arrumar a tristeza, é não ter explicação, desfazer toda esta incerteza, e, o difícil é, arrumar a tristeza...

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Coisas que convém ser do conhecimento dos marvanenses....

(Os factos aqui relatados, são públicos, e fazem parte da Acta da Reunião da Câmara Municipal, realizada em 1/8/2012).

No passado dia 1 de Agosto, após um ano ter terminado as obras de requalificação do Castelo de Marvão, o Presidente da Câmara, levou a Reunião do Executivo a seguinte proposta:

“Considerando que o Município de Marvão efectuou obras de requalificação do Castelo, criando algumas infra-estruturas que requerem muita manutenção de toda a área, incluindo jardins, edifícios e todo o espaço dentro das muralhas, necessitando de permanente vigilância para que tudo não seja sujeito a actos de vandalismo e destruição.

Considerando que o Município não dispõe de trabalhadores disponíveis para o exercício destas funções, entende-se que deverá ser a sociedade civil a colaborar na sua manutenção e conservação.

Para tanto, proponho que a Câmara Municipal delibere no sentido de endereçar um convite a todas as Associações do concelho, para apresentarem uma proposta para assumirem essas funções. Competindo ao Município o pagamento da água e luz e, à Associação que for seleccionada terá como contrapartida a exploração da cafetaria, loja de artesanato, instalações onde funcionava o museu militar; podendo ainda proceder á cobrança de valores por entradas no recinto fortificado cujo montante não poderá exceder os valores fixados pela Câmara Municipal.

As propostas serão seleccionadas de acordo com os seguintes critérios:

1 – Gestão de espaços exteriores e interiores; - 25%

2 – Tempo/ Período de abertura e horário de funcionamento; - 25%

3 – Equipa proposta e experiência; - 25%

4 – Mérito da proposta. – 25

A Câmara Municipal deliberou por unanimidade aprovar a proposta do Sr. Presidente. Deliberou também, que o valor máximo das entradas será igual à tabela praticada no Museu Municipal.

Deliberou ainda que os habitantes do Concelho e que os convidados indicados pelo Município fiquem isentos do referido pagamento.”



O Sr. António Garraio, gerente da empresa “Cá de Marvão, Lda.”, referiu que tendo sido surpreendido com esta situação, apresentou uma carta que fica anexa à minuta e será transcrita na Acta.

“Tendo tomado conhecimento da intenção do Sr. Presidente propor à Câmara Municipal a cedência da gestão do castelo de Marvão, considera a Cá de Marvão, Lda., dever expor o seguinte a este Órgão:

- Agradecer a todos os membros da Câmara Municipal o apoio que tem dado à nossa pequena firma, na cedência de um espaço dentro do castelo onde tem, intermitentemente, desenvolvido a sua actividade comercial, criando assim o seu posto de trabalho.

- Sempre foi nossa intenção, como por várias vezes já vos foi manifestado, pagar uma renda justa pelo espaço que ocupamos e continuamos com a mesma intenção. A não existência de um contrato ou acordo que nos permitisse pagar pelo espaço, sempre mutilou as nossas possibilidades de crescimento, já de si escassas.

- As dificuldades económicas têm sido enormes como é do conhecimento da Câmara Municipal: o início duma actividade em que fomos vilmente enganados pelos Correios, como o próprio Presidente da Câmara Municipal foi testemunha, seguida de várias fases de obras no recinto, tornaram a nossa empresa praticamente inviável. Os nossos resultados só melhoraram a partir do último verão, após a conclusão dos trabalhos.

- A criação de outras actividades comerciais no castelo, aliada à cobrança de entradas por terceiros, sem esquecer a terrível crise que assola a Europa e que, ao que tudo indica vai agravar ainda mais, acabará de uma assentada, com a frágil viabilidade económica da nossa empresa.

- Queremos salientar ainda que todas as nossas poupanças estão investidas na nossa loja, em PRODUTOS PERSONALIZADOS, que não são comercializáveis, noutro ponto do país. Se tivéssemos sido informados desta intenção, nunca teríamos arriscado neste tipo de produtos, que são, ao fim e ao cabo, aqueles que levam o nome “Marvão” por esse mundo fora.

- Informamos também que temos a convicção que a cedência do espaço a uma Associação nunca trará à Câmara Municipal nem ao interesse público tantas mais-valias como as que a “Cá de Marvão, Lda.”, poderia proporcionar e estamos perfeitamente abertos a negociar essa possibilidade com a autarquia.

Em face do exposto, e cientes que esta decisão camarária encerra as portas da nossa empresa, solicitamos à Câmara Municipal que adie a decisão deste processo até 15 de Novembro, mantendo a actual situação, já que esta margem de tempo nos permitiria vender alguma da muita mercadoria personalizada, cobrindo os custos do investimento que foi feito e, poder criar fundo de maneio suficiente que nos permita liquidar os nossos compromissos com fornecedores e outros credores.

Solicitando, uma vez mais a colaboração e a melhor decisão por parte de V. Exªs.

A Gerência da Cá de Marvão, Lda.”

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Ainda a propósito do Ramal de Cáceres

Post da autoria de Nuno Vaz da Silva e retirado de aqui, por vontade do próprio:

 
Em Portugal somos adeptos do “o que é sexy é bom”! Se uma localidade não tem rede de saneamento ou de água canalizada, não há problema! Afinal de contas tem um polidesportivo. Se um cidadão não tem uma casa digna, não importa porque tem uma parabólica no casebre! Se um individuo não paga as suas dividas, também não faz mal porque continua a ir tomar o pequeno-almoço todos os dias ao café mais caro da rua!

Vivemos de aparências e da demagogia dos interesses!

Esta triste sina passa-se também com o encerramento anunciado do ramal de Cáceres pela REFER e pela RENFE. É aceite por todos que a ligação geográfica mais rápida e eficiente entre Lisboae Madrid coincide com este ramal ferroviário. Durante muitos anos argumentou-se a favor da necessidade da construção de uma ligação rápida entre Lisboa e Madrid por TGV (projecto que custaria milhões de euros). Para os defensores do projecto era imprescindível haver uma ligação por ferrovia que unisse as duas capitais no menor tempo possível.

Como o TGV ficou em “águas de bacalhau”, parece que afinal a ligação rápida entre Lisboa e Madrid já não é assim tão necessária. Afinal de contas, pelas noticias de hoje, o comboio Lisboa- Madrid até já pode fazer um desvio até à Beira Alta (sim, não me enganei, é mesmo Beira Alta….o comboio terá o seguinte trajecto: Lisboa, Entroncamento, Abrantes, Castelo Branco, Fundão, Covilhã, Guarda e sairá de Portugal em Vilar Formoso com destino a Madrid!!!!!!!).

Mesmo colocando de lado a eventual influencia da minha análise por ser natural de Portalegre e por ter residido vários anos no Concelho de Marvão, esta decisão da CP e/ou da REFER continua a não fazer sentido:

Do ponto de vista económico, é natural que o novo trajecto até passe por localidades com mais habitantes, o que não quer dizer que estes passem a utilizar o comboio Lisboa-Madrid. Para além disso, muitos dos actuais utilizadores do comboio vão certamente optar por outras alternativas, nomeadamente o avião, o que implica, em contrapartida, uma perda de passageiros. Haverá então garantia de obter mais receitas de bilheteira com esta modificação?? Parece-me que não!

Se a decisão da política de transportes ferroviários teve por base uma análise custo beneficio, ela deve ser apresentada ao público e não apenas aos municípios para que desta forma possamos contrapor e identificar coeficientes eventualmente não considerados na análise, como o potencial turístico, as assimetrias regionais e muitos outros.

Mas, não pode a REFER, nem a CP, nem os Municípios, nem o próprio Governo (sejam quais forem as forças politicas no poder) compactuar com argumentos em defesa de uma ligação rápida entre Lisboa e Madrid por TGV e ao mesmo tempo serem permissivos com o fecho de um ramal ferroviário excepcionalmente bem situado geograficamente e que poderia ser reabilitado facilmente para permitir uma maior eficiência na ligação.

Fechar o ramal de Cáceres é um erro de estratégia politica e um erro que afecta as trocas logísticas de Portugal para o exterior.

Portugal fica mais pobre com esta decisão e fica mais isolado do exterior. Conclui-se que o objectivo do TGV não era dotar Portugal de uma ligação rápida e directa a Madrid. Seria apenas gastar milhões de euros num projecto sexy e emblemático.

O Concelho de Marvão e o Distrito de Portalegre continuam a ser fustigados pelo desinvestimento dos sucessivos Governos Centrais com as inevitáveis consequências de perda de população, tecido empresarial em decréscimo produtivo e envelhecimento dos residentes (verdadeiros resistentes face ao esquecimento político de uma das zonas mais bonitas do país, embora menos reivindicativas).

Faço votos que os políticos e decisores do futuro tenham a inteligência e a coragem de manter e renovar a obra que os outros deixaram em vez de a quererem destruir ou substituir por opções com eficiência duvidosa e que dependem mais de questões conjunturais ou interesses regionais do que decisões estruturais com o objectivo de dinamizar o país e promover o progresso da sociedade!

Ah, ah, ah, deixa-me rir...

Limpeza de listas de utentes suspensa

"Era uma exigência de sindicatos e Ordem dos Médicos. Projecto avançou, a título experimental, na ARS de Lisboa e Vale do Tejo e foi concluído em apenas quatro agrupamentos de centros de saúde."

(Notícia tirada de aqui)

Porque será? Foram encontrados excesso de utentes?
 
Oh, Macedo se não podes com eles, pede ajuda....

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Muito mais do que música!

Dá gosto por estes dias ouvir a Antena 1. Desde o início do mês que a estação de rádio pública transmite quase só música portuguesa e/ou de expressão portuguesa, naquela que deveria ser sempre (e não a excepção) a sua Missão, já que é paga com os impostos dos portugueses, e não com dinheiros americanos ou anglo-saxónicos.

Sem se tornar pirosa, pois existe muita e boa música em Portugal, a Rádio Pública dá-nos, neste mês de Agosto, um excelente exemplo daquilo que deveria ser a opção de todos os portugueses na hora de consumir: preferir produtos nacionais! É isso que faz qualquer alemão, inglês, sueco, francês ou mesmo espanhol.

Não tenho a mínima dúvida que esta seria a mais efectiva, eficaz e eficiente medida Económica, num país à beira do colapso social, já que: as importações diminuiriam, o consumo poderia ser aumentado, o sector primário e secundário (agricultura e industria) seriam estimulados, o desemprego diminuiria, as remessas do turismo seriam mais reais, etc., etc.

Vá lá Sr. Ministro Álvaro, entre na “onda”, e contribua para ficar na história: Portugal é muito mais que os “pasteis-de-nata”. Num país de espertos, não tenha medo de parecer idiota, porque também deles será o reino dos céus!

Até lá oiçam o exemplo da Antena 1. Pena é, que quando chegar Setembro, voltemos à m***a do costume...

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Tanta “nobreza”!




E o povo pá....

O povo? “Lamentamos”, mas fica sem comboios, sem os empregos do Campo de Golfe, sem as Casas da Habitação Social, vê passar ao lado o Património Mundial, os investimentos que não chegam ao Ninho de Empresa e Zona Industrial, etc.


E fica ainda com a monstruosidade que são as Vedações (fora da lei) numa grande parte do concelho, sem que se veja qualquer tomada de decisão por parte das autoridades, que nem os próprios Regulamentos que criaram, fizeram cumprir. 

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Novidades # 17



Bem te avisei meu amor que não podia dar certo, que era coisa de evitar. Que como eu, devias supor que, com gente ali tão perto, alguém fosse reparar. Mas não! Fizeste beicinho e, como numa promessa, ficaste nua para mim. Pedaço de mau caminho, onde é que eu tinha a cabeça quando te disse que sim?

Embora tenhas jurado discreta permanecer, já que não estávamos sós! Ouvindo na sala ao lado teus gemidos de prazer, vieram saber de nós, nem dei por o que aconteceu! Mas mais veloz e mais esperta, só te viram de raspão. A vergonha passei-a eu diante da porta aberta: Estava de calças na mão...

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O fim do Lusitânia e do Ramal de Cáceres

O fim do combóio Lisboa-Madrid e da linha do Leste chegou.

Com direito a notícia na hora nobre, a RTP das 20 horas do dia 3 de Agosto, eis que chega o culminar de uma época.

Primeiro desapareceu o 'sardinheiro' e mais tarde o TER (um combóio tipo automotora geralmente com duas carruagens apenas, da marca FIAT) depois foram a pouco e pouco desaparecendo todos os outros.

Este é o preço do progresso, consequência da entrada para a CEE e do terminus das fronteiras, da Guarda Fiscal, da PIDE-DGS, dos despachantes, dos carregadores e factores da CP.

Não deixa mesmo de ser sarcástico que após mais de 130 anos que a construção deste Ramal se iniciou (a 15 de Julho de 1878) pela então Real Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, veja agora a sua morte movida pelos interesses económicos.

Para trás ficam os fosfatos e o volfrâmio, os despachos de bagagem, os contrabandistas e seus perseguidores, a guerra na Espanha, o café, as sapatilhas ... eu sei lá.

As gentes é que vão debandando porque aqueles que o não conseguirem ... ali se finam.

Desencontros?

Partido Socialista de Marvão e Vereador Nuno Lopes em rota de colisão!

Aqui se dá conhecimento de duas decisões em Reunião de Câmara no passado dia 18 de Julho:


Proposta 1:

PROPOSTA DO PARTIDO SOCIALISTA PARA DESCONTO A ESTUDANTES NAS ENTRADAS DA PISCINA COBERTA DE SANTO ANTÓNIO DAS AREIAS

A Secção Concelhia de Marvão do Partido Socialista, apresentou à Câmara Municipal uma proposta para que os utentes da piscina municipal de Santo António das Areias, sendo estudantes, possam beneficiar do pagamento de 1,15 €.

A Câmara Municipal deliberou por unanimidade não aprovar a proposta apresentada. Deliberou ainda harmonizar a Tabela de Taxas, fazendo a devida alteração.

Pelo Sr. Vereador, Eng.º Nuno Lopes foi prestada a seguinte declaração de voto:

“Lamento que não me tenha sido dado conhecimento da presente proposta. A proposta está mal executada e revela desconhecimento dos regulamentos e legislação em vigor.”

O Sr. Presidente da Câmara felicitou o Sr. Eng.º Nuno Lopes por ter expressado nesta decisão uma coerência relativamente aos assuntos que têm sido discutidos nas reuniões de câmara, manifestando que tem um projeto e que o segue rigorosamente.


Proposta 2:

PROPOSTA DO PARTIDO SOCIALISTA PARA REDUÇÃO DAS RENDAS DO NINHO DE EMPRESAS DE MARVÃO

A secção concelhia de Marvão do Partido Socialista, apresentou à Câmara Municipal uma proposta para redução em 35% do valor das rendas exigidas pelos escritórios e armazéns a empresários naturais ou residentes no concelho de Marvão; redução de 25% do valor das rendas aos empresários com menos de trinta anos de idade; que aos actuais arrendatários de apliquem as respectivas reduções

A Câmara Municipal deliberou por unanimidade não aprovar a proposta apresentada

Pelo Sr. Vereador, Eng.º Nuno Lopes foi prestada a seguinte declaração de voto:

“Lamento que não me tenha sido dado conhecimento da presente proposta. A proposta está mal executada e revela desconhecimento dos regulamentos e legislação em vigor.”


Comentário meu:

Com respeito por todas as partes, e a propósito do Comentário do Presidente da Câmara, só me apraz perguntar:

Mas o Sr. Engenheiro Nuno Lopes tem um Projecto pessoal ou é representante do Partido Socialista na Vereação Camarária?

E ainda:

Se o Sr. Eng.º não concorda com a linha do Partido que o elegeu, porque é que o continua a representar? Ou até quando o Partido Socialista se sente representado por uma pessoa que não respeita as suas propostas?

Clarifiquem lá as coisas, "que a gente quer dar a resposta ao homem..."

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Do Baú # 18



Coisas pequenas são, coisas pequenas e, são tudo o que eu te quero dar. E estas palavras são, coisas pequenas, que dizem que eu te quero amar.

Amar, amar, amar, só vale a pena, se tu quiseres confirmar, que um grande amor não é, coisa pequena, que nada é maior que amar!

E a hora que te espreita é só tua, decerto, nao será só a que resta! A hora que esperaste a vida toda: É esta.

E a hora que te espreita é derradeira, decerto já bateu à tua porta. A hora que esperaste a vida inteira: É agora...