segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Fórum memória # 2

“O Fórum Marvão está a reeditar até ao final de 2011, alguns Posts e Comentários que aqui foram publicados pelos nossos Colaboradores. A escolha é completamente aleatória, abrangendo, por agora, apenas as publicações do ano de 2008.

Finalidade? Ler ou reler para aqueles que tenham paciência; fazer avaliação sobre alguns dos temas que ilustraram este espaço e, simultaneamente, observar o impacto da variável tempo nas visões e opiniões do passado. Umas vezes dando-lhe razão, outras nem por isso.”


A crítica em forma de humor também por aqui passou (20 de Maio de 2008)

Um aeródromo em Marvão!?!?

Por António Garraio

Por muito que critiquemos o Sócrates y sus muchachos, por mais que ele insista em levar este país afundado cada vez mais ao fundo, tomando medidas pseudo-economicistas que, diariamente, despem mais o interior do país e abrem mais brechas entre a nossa terrinha e a malta da Lísbia...; ele há coisas e iniciativas do nosso “primeiro”, que são muito louváveis e que a todas as luzes contribuirão para o tão ambicionado desenvolvimento do interior.

Uma dessas medidas é o novo aeródromo de Marvão, obra faraónica que até à presente data foi mantida no segredo dos deuses, mas que já tinha sido projectada há uma meia dúzia de anos, aquando da elaboração do projecto da “Obra das Infra-estruturas Subterrâneas da Vila de Marvão”.

A muito boa gente estranhou que fosse necessária a criação de raiz de uma nova iluminação pública na Vila. Reconheço que eu fui um dos surpreendidos..., até saber, o que realmente estava por detrás de tudo isto.

Porque é que tínhamos de substituir os candeeiros? Porque é que se tinha que reduzir significativamente o seu número, se ele já era insuficiente? Continuaria a senda de descaracterização da Vila, depois das célebres caixinhas da EDP e dos palanques para os caixotes do lixo?

Todas estas dúvidas se dissiparam quando entrou em funcionamento a nova iluminação:

Desde a curva da GNR até às portas de Ródão, ao longo de toda a Avenida, foram colocados mais de 40 pontos de luz! Alguns deles escondidos dentro das ramagens das árvores, permitindo que a partir de agora, aeronaves de pequeno porte possam aterrar neste espaço, e proporcionando, deste modo, uma aproximação entre o litoral e o interior que desenvolverá o turismo e o nosso tecido empresarial de forma inusitada.

É o novo aeródromo de Marvão! Lindo!!!

O preço a pagar é que, enquanto fora das muralhas a iluminação permite que se jogue ao “xito” até às cinco da matina, lá dentro, onde se esqueceu, mais uma vez, que ainda vivem algumas alminhas, os pontos de luz continuam a pecar pela insuficiência e, há ruas, que nem um candeeiro têm.

Mais um trabalhito exemplar, desenvolvido pelo GTL com que o ex presidente nos brindou.

Olé tus huevos!


Luís Bugalhão a propósito deste Post questionava:

Está a escapar-me qq coisa aqui. Mas então há parque para os aviões ou não? e a iluminação pública não está resolvida, mas é porque há compromissos anteriores a que não se pode fugir? e entretanto assumem-se novos de, enfim, duvidosa utilidade prática? e castelo de vide tb vai ter um parque para aviões ou vai trocá-lo por melhor iluminação pública? é que o geopark parece que não quiseram por lá, por ser muito caro...

e o que é que são 1% do orçamento da cmmarvão para acabar uma obra DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA?! ai estou tão confuso, cm dizia a marinela, ou a florisberta ou lá o que a rapariga tinha por graça...

definitivamente não percebo nada disso. o meu tio jbuga é que tem razão: quem anda no terreno é que sabe...

há ainda a outra máxima que a minha avó usa: cá p'lo campo não se raspa o queijo. mas então quem é que o anda a raspar? aeródromo? em Marvão?! a vila mal iluminada?!! património mundial o quê?!!!

alguém me explica, a sério?

Nenhum comentário: